quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Capoeira em Filmes


 
Apresentamos aqui filmes, sendo que alguns deles não tem como tema central a capoeira, mas ela é apresentada no desenrolar da história (exceção o filme Esporte Sangrento que tem a capoeira como tema central do filme), e outros que são documentários sobre a Capoeira. Não assistimos a todos os filmes, caso alguém tenha assistido algum ou conhece outros que não esteja relacionado, entre em contato que faremos o acerto e agradeceremos a troca de informação.

O Protetor (2005)
Um jovem lutador, precisa ir para a Austrália recuperar seu elefante roubado. Com a ajuda de um detetive, Khan tem que lutar contra todos, incluindo uma gang liderada por uma mulher maligna e seus dois guarda-costas mortais.


Ginga: A Capoeira Documentary (2004)
Cinco adolescentes da periferia de Salvador, Bahia, são inspirados pela Capoeira Mestre Jelon Vieira para treinar como capoeiristas.Quando convidado por seu mestre para se juntar e viajar para os E.U. com sua companhia de dança, DanceBrazil, suas vidas são mudadas para sempre.

Pastinha! Uma Vida Pela Capoeira
Pastinha! Uma Vida pela Capoeira, documentário de Antonio Carlos Muricy, retrata a vida do maior mestre da Capoeira Angola no século XX. A emocionante história deste lendário mestre baiano, contada pelos maiores mestres de Capoeira e pelas maiores figuras da cultura da Bahia em sua época, como o Mestre João Grande, hoje em Nova Yorque, EUA.

Bem-Vindo À Selva (2003)
Travis (Seann William Scott) é um jovem de família rica que foi para a Amazônia em busca de uma mina de ouro perdida, popularmente chamada de Helldorado. Para encontrá-lo sua família contrata Beck (The Rock), que parte para o Brasil à sua busca. Após alguns desentendimentos iniciais, Travis convence Beck a ajudá-lo em sua busca. Porém eles precisarão enfrentar Hatcher (Christopher Walken), o chefe de uma mineradora, que também está em busca de Helldorado.

Ó Paí, Ó (2007)
No primeiro dia do Carnaval da Bahia, os habitantes de um animado cortiço, localizado no bairro da Barroquinha, logo abaixo do Pelourinho, se debatem com a notícia de que a impiedosa dona do pobre prédio fechara o registro de água para acabar com a festa de todos.

Esporte Sangrento (1993)
Louis Stevens (Dacascos) é um ex-fuzileiro americano que, quando estava em missão no Brasil, acaba aprendendo capoeira com seus novos colegas brasileiros. Após retornar aos EUA, Louis visita sua antiga escola e vê que ela é ameaçada por gangues, traficantes e marginais. Com a ajuda de seu antigo professor (Lewis) e de sua antiga namorada (Travis), ele cria um projeto onde ensinaria a arte da capoeira aos piores alunos do colégio. Mas Silvério (Prieto), o chefão da gangue local, pretende fazer frente ao capoeirista e usar suas habilidades e de seus pupilos para outros propósitos.

Besouro (2009)
Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

Cordão de Ouro (1976)
Em Eldorado, onde a Companhia Progresso reúne a técnica mais moderna e formas primitivas de trabalho, Jorge, um escravo de uma mina de selênio, consegueescapar valendo-se de sua perícia no jogo de capoeira. Perseguido por um helicóptero dos capitães do mato, ele se atira numa cachoeira, sendo salvo peloCaboclo Cachoeira. O caboclo, que já o esperava, o conduz até Aruanda para Ogum, seu Onixá protetor, que lhe ensina os mistérios da Capoeira. Satisfeitocom a perícia de Jorge, Ogum lhe dá um cordão de ouro protetor e uma missão: voltar a Eldorado para livrar seu corpo do cativeiro. Jorge alia-se aos guerreirosda Cidade Verde e juntos enfrentam os capitães do mato, que tentam capturar escravos. Jorge é aprisionado num combate desigual e levado para o mercadode escravos da Companhia do Progresso. Lá é comprado por Dandara, ex-escrava e atual amante de Pedro Cem, o chefe todo-poderoso da Companhia. Encarregado da guarda pessoal de Dandara. Jorge lidera, pouco depois, uma rebelião de escravos, mas é aprisionado e condenado a ser enterrado vivo. Mas, enquanto cavasua própria cova, ele recebe uma revelação de Ogum, denotando então Pedro Cem e trazendo a liberdade para seu povo.

*
Vadiação (1954)
Dança de Guerra (1968)
Pulo do Gato (1968)
Pagador de Promessas (1962)
Mandinga em Manhattan
Fio da Navalha
Capoeira – A Arte de Brigar Sorrindo
Papete, Berimbau e Cordão de Ouro
Capoeira em Cena
A Fina Flor da Mlandragem
Capoeira – Paz no Mundo
O Zelador
Mestre Bimba – A Capoeira Iluminada
O Jogo da Capoeira
O que é Mandinga?
Capoeira Volta ao Mundo
My Father, My Máster
Mestre Curió: Gardiãi da Tradição
Let the Circle be Unbroken
* Todos esses videos podem ser encontrados no site: http://www.aldeiacapoeira.com/Videos.html , acessado em 20 jan 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário