quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Criadores de Capoeira

Mestre Bimba
Depois do período das revoluções de 1930 , o Governo de GETÚLIO VARGAS, procurou um apoio por parte do povo.
Tendo os dirigentes do País um espirito mais aberto em relação ás tradições populares, um Mestre de capoeira, MANUEL DOS REIS MACHADO, MESTRE BIMBA, que pediu e obteve autorização para abrir em Salvador a primeira Academia de Capoeira, sob o nome ASSOCIAÇÃO DE LUTA REGIONAL DA BAHIA.
MESTRE BIMBA criou um estilo próprio, integrando alguns golpes tirados do batuque e das artes marciais estrangeiras ( JIU-JITSU, JUDO, SAVATE....).

O estilo tirado do ensino de Mestre Bimba  tem o nome de Capoeira Regional.

Mestre Pastinha
A Capoeira se difundiu por todo o Brasil através dos ensinamentos destes 2 Mestres e dos seus alunos até aos dias de hoje.
Salvador, no entanto, perdeu a hegemonia- ou melhor , passou a dividi-la com Rio de Janeiro e São Paulo- devido á migração dos melhores elementos da sua “jovem guarda “ (alunos) para essas 2 capitais.
Na Bahia encerrou-se um capítulo que teve como elementos mais conhecidos os Mestres BIMBA (Capoeira Regional )e PASTINHA ( Capoeira Angola ).
Mestre Bimba morreu em 1974 e Pastinha está afastado das suas aulas.
A estes dois Mestres contemporâneos , sucederam-se  outros também já legendários Mestres Valdemar, Caiçaras, Canjiquinha, João Grande, Gato etc.
São estes homens os conhecedores e legítimos representantes da Capoeira praticada pela geração anterior de angolanos, mas sentem que a sua época acabou : sua escola de valores , seus conhecimentos e a sua filosofia são incompatíveis com a era tecnológica, a massificação do indivíduo, e os valores culturais que tem o seu representante máximo a televisão.
Fonte:http://capoeira00.no.sapo.pt/criadores.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Loading...